Blog

4 cuidados para ter uma gravidez saudável

gravidez-interno
Uma das primeiras coisas que uma mãe aprende é que agora ela precisa ser saudável não só por ela, mas sim pelo bebê. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como ter uma gravidez saudável, vem conferir!

O primeiro cuidado é começar o Pré-Natal o quanto antes – é através dele que você e seu bebê vão ter um atendimento médico e assim realizar exames ao longo da gravidez para monitorar a saúde de vocês. O médico realiza alguns procedimentos comuns como: dar orientações, esclarecer suas dúvidas, medir sua pressão arterial e outros sinais vitais como coração e pulmões, medir sua barriga, solicitar exames e analisar os resultados.

A segunda dica é ficar sempre atenta às suplementações necessárias – é comum que durante a gravidez aconteça o déficit de alguns nutrientes no seu organismo, e isso pode afetar o bebê. Então é importante estar com os exames em dia para saber quais suplementos você deve tomar, os mais comuns são: Ferro, Vitamina D e Cálcio e Ácido Fólico.

Terceira dica: cuide da sua saúde física – é extremamente importante, a mãe cuidar da sua alimentação e realizar atividades físicas regularmente. A alimentação deve ser equilibrada com frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais, proteínas, ovos e oleaginosas. As atividades mais recomendadas são hidroginástica, ioga, pilates e caminhada, sempre com acompanhamento de um profissional, de duas a três vezes na semana.

A quarta dica é muito importante: se afaste dos vícios – já sabemos que o tabagismo e o consumo de álcool não são aliados da saúde. Mas na gravidez, esse quadro se torna mais grave – gestantes que fumam têm risco maior de aborto espontâneo e de parto prematuro. E a ingestão de álcool está ligada a doenças como a síndrome alcoólica fetal, que pode desenvolver no bebê dificuldades de aprendizagem e até problemas congênitos graves.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado