Blog

6 dicas para facilitar a adaptação do berço para a cama

trocando-o-berco-pela-cama-
Você está vendo seu bebê se desenvolver e encarar novas situações, e chega o momento em que se depara com a necessidade de trocar o berço por uma cama, ou então adaptar o berço para a versão mini cama.

Esse passo rumo a uma maior autonomia é parte importante do amadurecimento e deve ser estimulado pelos pais na hora certa. De acordo com especialistas do sono, esse momento chega por volta dos 2 anos e demanda atenção para que seja uma transição tranquila para a criança.

Pensando nisso, listamos 6 dicas para ajudar você e seu bebê nesse momento de adaptação do berço para a cama.

ESCOLHA DA CAMA

Um passo importante é a escolha da cama certa. Pesquise sobre as marcas e opte por aquelas que possuem certificações como do INMETRO. Isso já é um grande passo. Para um primeiro momento você pode escolher por um berço mini cama ainda na montagem do primeiro quarto. Ou então passar direto para o quarto kids ou juvenil. De qualquer forma, checar a conformidade da empresa com as melhores práticas de fabricação é um passo essencial.

MOSTRE-SE PRESENTE

Não saia de cena abruptamente. Vá devagar, dia após dia, até ele se acostumar melhor com a nova situação e ganhar confiança.

CRIE UMA AGENDA

Ajude seu filho a se organizar com uma espécie de agenda bem visível, numa lousa ou cartolina. Nela, anote tarefas básicas na ordem em que devem ser seguidas, como hora do jantar, das histórias, da higiene bucal e do sono. Siga os passos para estimular uma rotina saudável.

ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO

Deixar a criança tomar algumas pequenas decisões pode ajudá-la e se sentir mais entusiasmada frente a mudança. A simples escolha do jogo de cama que será usado já deve gerar resultados positivos.

ILUMINAÇÃO

Nem muito escuro, nem muito claro. Uma luz indireta ou suavizada como de um abajur não incomodam e minimizam riscos caso a criança se levante durante a noite.

FAÇA ELOGIOS

Sempre que a criança seguir os passos combinados faça elogios, sem esquecer de ser extremamente paciente em caso de pequenos deslizes. É normal ela quere aproveitar a liberdade de levantar a todo momento. Acompanhe-a de volta à cama e relembre os passos combinados. Cedo ou tarde ela irá entender – ou mesmo desistir – e dormir.

Seguindo essas 6 dicas você pode conquistar noites mais tranquilas e seu filho terá mais confiança frente a essa nova situação. Para saber mais sobre a importância dos móveis infantis escolhidos leia nosso post “Berço certificado pelo INMETRO é garantia de segurança para os pequenos”.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado