Blog

6 verdades e mitos sobre o desenvolvimento dos bebês

Mitos e verdades sobre o desenvovlimento dos bebês

A avó diz que a criança tem que dormir de um jeito e a tia de outro. A madrinha garante que o ideal é não dar chupeta e a babá jura que o correto é usar uma esponja macia na hora do banho, para remover toda sujeira.

Se você é mãe sabe bem como são essas coisas. Todo mundo tem uma ótima solução para cada situação cotidiana do bebê, umas mais embasadas cientificamente, outras reproduzidas ao longo de gerações.

E para ajudar as mamães e todo mundo que tem um pequeno ou pequena para cuidar, o blog da Quater lista hoje 6 verdades e mitos sobre o desenvolvimento dos bebês, incluindo as práticas mais adequadas para algumas das situações listadas.

POSIÇÃO DE DORMIR

Por muitos anos a indicação dos médicos era de que a melhor posição para o bebê dormir seria de bruços, para evitar engasgos em casos como os de crianças com refluxo. Contudo, já há algum tempo a recomendação mudou e, conforme os muitos estudos internacionais sobre o tema, a posição ideal seria de barriga para cima, reduzindo em até 70% o risco de morte súbita.

USO DA CHUPETA

A chupeta é odiada e amada, sempre envolvida em discussões calorosas. Fato é que se usada até o bebê completar 12 meses não há prejuízos à formação dos dentes. Segundo especialistas, eventuais alterações ósseas podem aparecer entre os 18 e 24 meses, momento em que a chupeta precisa ser dispensada. Se optar por seguir com o uso por mais algum tempo, ofereça apenas em curtos períodos, como para ajudar a acalmar na hora de dormir.

ACORDANDO PARA MAMAR

Tem mães que são mais apegadas aos horários e regras. Contudo, se o desenvolvimento do bebê está ocorrendo de forma normal após o primeiro mês, não há necessidade de interromper o sono para oferecer o leite. A demanda espontânea do bebê é suficiente, se ele estiver com fome, vai acordar. A orientação dos médicos pode variar nos casos de bebês prematuros ou com menos de um mês de vida.

RELAÇÃO ESCOLA X DOENÇAS

Não há com escapar. A partir do momento que o bebê começa a ter contato com outras crianças ele vai ficar mais suscetível a resfriados, gripes e outras doenças. Até os 2 anos o sistema imunológico segue em constante desenvolvimento. Apesar do lado negativo, a experiência compartilhada ajuda na construção de um sistema imunológico mais forte.

PAPINHA NO LIQUIDIFICADOR

Apesar de ser prático, o liquidificador não é a melhor opção para processar a papinha do bebê. Isso porque ele rompe as fibras, elimina nutrientes e compromete a textura específica dos alimentos. No momento em que o médico liberar a papinha, o correto é usar um garfo para amassar tudo, estimulando a mastigação, entre outros benefícios.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

A relação entre alergias e pêlos de animais domésticos não é uma regra. Muitos estudos fazem, inclusive, uma relação entre o convívio precoce entre bebês e animais com o fortalecimento do sistema imunológico. Isso sem falar no benefício da socialização.

Cada criança é um caso e o dia a dia com a mãe vai indicar alguns caminhos a serem tomados. Mas seguindo essas dicas você pode tornar sua missão mais fácil, segura e alinhada as melhores práticas.

Aproveite e leia também nosso post ‘4 passos para manter a pele do bebê hidratada’. Até breve!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado