Blog

Brincadeira de Criança, Como É Bom…como É Bom!!!

É comum vermos os adultos se infantilizarem na presença das crianças, e através disso gerarem estímulos essenciais aos pequenos.

Os estímulos e o ambiente tem grande influência no desenvolvimento da criança, principalmente em seus primeiros anos de vida. E é por esse motivo que resolvemos participar neste processo, trazendo algumas brincadeiras que podem ser realizadas com os recém-nascidos, para que pouco a pouco sejam apresentados ao novo “mundo” que estão inseridos.

Para isso é importante lembrar, que desde seu nascimento, o bebê consegue ver e ouvir. A visão do recém-nascido é pouco nítida, não se compara a de um adulto, pois o sentido ainda está em desenvolvimento. Já a audição, tem um bom funcionamento desde o primeiro dia de vida. Por mais que ainda não consiga dar um significado real a tudo aquilo que há em sua volta, é conveniente que as brincadeiras realizadas nesse período, estimulem esses sentidos.

Aproveite momentos em que o bebê esteja tranquilo, até mesmo em ocasiões como trocas de fralda, banho. Normalmente são utilizados chocalhos, esconde-esconde, músicas suaves, penduricos – móbiles no berço, ou no carrinho, como fonte no processo de ensino e aprendizagem.

image18-251x375Além das dicas acima, vamos conhecer outras maneiras fáceis de entreter seu bebê, para que ele venha a aprender, e se desenvolver de uma maneira divertida.

* Contar histórinhas é um bom método para instigar a audição do pequeno. Por mais que ainda não consiga entendê-la, terá a oportunidade de ouvir e pouco a pouco dar sentido a isso. Ao narrar as histórias, utilize-se de movimentos e coloque ênfase nas palavras, assim conseguirá estimular tanto a visão, quanto a audição.

* As repetições são importantes, pois possibilitam que o bebê reconheça sons, diferencie e se direcione a eles.

* Quando a criança emitir sons, estabeleça pequenos diálogos repetindo o que ela disse. Assim, haverá um fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filho, o que é importantíssimo.

* Mostre brinquedos – objetos a criança, e transfira de um lugar para outro, com o intuito que ele acompanhe esse tramite.

image1-250x375

* Com o passar do tempo, crie uma “caixa secreta”, onde a criança poderá deixar os brinquedos que tem mais preferência.

Informativo – Relacionados:

Recém-nascidos com íris clara, dificilmente terão a cor definida antes de um ano de idade, podendo escurecer até os três anos. Já as crianças que nascem com íris escura, dificilmente passarão por alterações de cor.

O recém-nascido, possuí uma focagem pouco desenvolvida que alcança em média 30 cm. Existe um amadurecimento acelerado nos primeiros meses de vida, e no sexto mês, a focagem tende a alcançar até três metros.

“Com três meses, a criança atravessa um período crítico e deve passar por nova avaliação oftalmológica.” Dra Rosana Cunha – Médica oftalmologista especializada em Oftalmologia Pediátrica.

Essas são algumas dicas simples, que podem auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional da criança.
Papais, se “entreguem” nas brincadeiras, torne cada momento mágico. Lembre-se que o tempo certo é o agora.

“Ao brincar com a criança o adulto está brincando consigo mesmo.”

(Carlos Drummond de Andrade)

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado