Blog

Como Estimular A Criatividade Na Infância?

como-estimular-criatividade-na-infancia-interno
Quando falamos em criatividade, logo pensamos em talento. Mas o que muita gente não sabe é que criatividade também pode ser considerada uma habilidade e que sim, pode ser estimulada. Mas como estimular a criatividade? Ela pode ser estimulada desde a infância? Como? Vem conferir essas e outras dicas.

Afinal, o que é criatividade? Criatividade: substantivo feminino
qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc.

Ser criativo não é importante somente para a expressão artística. Essa é uma habilidade essencial para a matemática, ciência, para inteligência social, emocional, etc. Pessoas criativas geralmente são mais flexíveis e demonstram facilidade em resolver problemas e se ajustar a mudanças. E como é na infância que começamos a receber aprendizados, a todo momento a criança entra em contato com novos estímulos, que são fundamentais para estimular a criatividade ao longo de toda a vida.

Como estimular essa habilidade? O primeiro passo importante para incentivar a criatividade na infância é permitir que a criança tenha um ambiente estimulante, com brinquedos, jogos, livros, música. Um ambiente que motive as crianças a deixar a imaginação fluir, sem cobranças!

Outra dica interessante é dar autonomia e liberdade para as crianças, claro, que tudo na medida adequada. Mas por exemplo, não corte imediatamente as ideias deles, permita e aceite suas opiniões e os incentive a serem opinativos. Crianças que têm medo de errar e de serem julgadas acabam se privando de expressar suas opiniões. Em uma passeio, por exemplo, peça que a criança faça uma listinha de coisas que gostaria de fazer e depois analise com ela o que será possível.

Gostou dessas dicas? Nos siga no Facebook e Instagram e continue acompanhando nossos conteúdos!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado