Blog

Como Estimular o Desenvolvimento do Bebê Durante Os Primeiros Anos de Vida?

como-estimular-o-desenvolvimento-bebe-durante-os-primeiros-anos-de-vida-interno
Falar, brincar, dar carinho, cantar canções de ninar ou aquelas que nossos pais cantavam para nós quando pequenos! Você sabia que essas atitudes ajudam e muito no desenvolvimento dos bebês até os primeiros anos de vida?

Segundo dados de uma pesquisa com especialista na área, divulgada na Revista Primeira Infância, o contato com os pais, avós, tios, familiares em geral e amigos são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, pois é nessa época que o cérebro começa a passar por transformações tanto de tamanho como desenvoltura.

Pensando nisso, a Quater separou para você dicas de como estimular o seu bebê nos primeiros anos de vida, principalmente se ele ainda não frequenta a escola. Vamos às dicas?!

1 – Falar, cantar e mostrar os objetos

Sempre que for se comunicar com seu bebê, procure falar normalmente, sem usar uma linguagem infantilizada. Mostre e cante canções com ele; isso fará com que ele aprenda um novo vocabulário, além da diferença de sons. Também é importante mostrar objetos e falar sua pronúncia corretamente para que a criança aprenda novas palavras e da maneira correta.

2 – Contar, agrupar e comparar

Nos momentos de brincadeira, busque contar, agrupar e comparar o número de brinquedos e demais objetos que estiver em frente ao bebê. Esse estímulo é importante para que ele vá aprendendo a contar e diferenciar números e quantidade.

3 – Ler é fundamental

Ler para seu filho é essencial, mas não basta apenas ler, é preciso ajudar a reproduzir a história também, além de um momento de diversão, ele se torna uma nova descoberta para seu filho. Por isso, atue e convide a criança a interpretar junto. Por exemplo, antes de virar a página, pergunte o que a criança acha que vai acontecer a seguir, peça para lembrar o que aconteceu antes e explicar o que está acontecendo na história. Os pequenos precisam ser mais que meros ouvintes, eles devem participar. Isso é fundamental para que o hábito da leitura se torne rotina para a criança.

4 – Explore a brincadeira e o mundo

É preciso manter viva a fascinação e a curiosidade e incentivar a noção de presença e espaço. Por exemplo, coloque o bebê para engatinhar e andar nos mais diversos espaços como subida, descida, grama, areia. O bebê precisa conhecer o seu ambiente e explorar o mundo. Além disso, o contato com a natureza ajuda a fortalecer o sistema imunológico da criança.

5 – Transmita muito amor

Precisamos de mais amor no mundo, e nada como fazer com que a nova geração transmita isso a partir do que ensinamos para eles. Por isso, nas atitudes mais simples como pegar no colo, colocar para dormir ou dar comida devem ser aplicadas com amor e afeto. Só assim a criança vai saber que naquele ambiente ela pode se sentir segura.

Não deixe de conferir nossos conteúdos e novidades. Curta nossa página no Facebook e continue por dentro!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado