Blog

Como Superar o Fim da Licença-maternidade

fim-da-licenca-maternidade-blog

Foram meses de experiências intensas desde que seu filho ou filha nasceu. Aprendizados e descobertas marcantes, como o primeiro contato, o primeiro banho e até mesmo a primeira troca de olhares.

Mas então o período de afastamento profissional – a famosa licença-maternidade – termina e você se sente dividida entre retornar ao trabalho ou seguir ao lado do bebê em tempo integral. Para muitas mães essa sequer é uma opção, mas em todos os casos esse momento sempre gera dúvidas e algum desconforto.

O fato é que a vida precisa seguir e retornar ao trabalho não fará de você uma mãe distante. Para superar isso da melhor forma possível, sem traumas tanto para a mamãe quanto para o bebê, vamos listar hoje algumas dicas que costumam ajudar.

COM QUEM DEIXAR

Não espere o momento decisivo para começar a imaginar quem ficará com o bebê assim que você precisar voltar ao trabalho. Familiares sempre ajudam, mas talvez seja o caso de recorrer ao auxílio de uma babá. E se for assim, não esqueça de buscar referências, conhecer bem a pessoa e já introduzi-la na vida da criança desde cedo para fortalecer vínculos e não causar estranhamento.

DEIXE AFLORAR

Muitos sentimentos se misturam nesse momento, em um misto de raiva e incertezas. Converse bastante com amigos, familiares e pessoas próximas e não guarde nada para você. Siga serena com a certeza de que seu filho não vai deixar de considerá-la a pessoa mais importante na vida dele por ter que seguir sua vida profissional. Faça isso de forma natural e tudo correrá bem.

HAJA GRADUALMENTE

Comece o processo um mês antes do término da licença. Dê início a essa transição acostumando a criança a ficar com outras pessoas em alguns períodos do dia. Isso fará a criança sentir muito menos essa nova situação.

ACOSTUMANDO O BEBÊ

A criança normalmente se acostuma rápido com esse cenário, não sofrendo com a ausência da mãe no período de trabalho. Eventualmente, podem ocorrer algumas reações adversas, como uma rápida rejeição, mas a criança está aprendendo a lidar com isso e com o passar do tempo, ela entenderá que a mãe voltará ao final do dia e não vai mais reclamar.

BERÇÁRIO

As mesmas dicas se aplicam às mães que vão recorrer ao berçário. Faça a adaptação de forma gradual, mas não hesite em dizer tchau na hora certa. Protelar a despedida só vai aumentar as expectativas.

RELATÓRIO

Por fim, solicite à cuidadora ou ao berçário um breve relatório – por meio de uma conversa mesmo – sobre o comportamento da criança e suas objeções. Isso certamente irá respaldar você na adequação do processo e na adaptação da forma mais rápida possível.

Gostou das dicas. Talvez você se interesse também pelo post ‘4 dicas para decorar o quarto do bebê’. Uma ótima leitura e até a próxima!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado