Blog

Conheça As Alergias Mais Comuns Na Infância

alergias-interno
Alergias fazem parte da infância da maioria das crianças e, por isso, os pais devem ficar atentos a essa questão nos primeiros anos de vida. Confira a seguir algumas das alergias mais comuns na infância, os principais sintomas e tratamentos.

Segundo especialistas, as alergias respiratórias são as mais comuns, e geralmente se manifestam em quadros de rinite e asma. São causadas principalmente por ácaros, pelos de animais e fungos. Os sintomas de rinite são: coceira, espirros, obstrução nasal e coriza. Já os principais sintomas de asma são: falta de ar, chiados no peito e tosse.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o agravamento das alergias respiratórias, como: manter a casa sempre limpa e livre de poeira, evitar contato com tapetes e objetos empoeirados, não fumar perto das crianças e evitar o contato com animais de estimação.

Outra alergia muito comum, são as alergias de contato, que provocam reação inflamatória na pele por causa da exposição a algum determinado componente. Geralmente se desenvolvem quadros de urticária ou dermatites. Os principais sintomas de dermatite são: vermelhidão, descamação e coceira na pele; enquanto os principais sintomas da urticária são: coceiras intensas com placas vermelhas pelo corpo, com até possíveis inchaços no local.

E por último mas não menos importante, as alergias alimentares que são causadas por reação alérgica a algum tipo de alimento. Os principais sintomas são: vômito e diarréia. O tratamento mais indicado é identificar qual alimento desencadeia a alergia e evitar o consumo do mesmo.

Para diagnóstico de todas as alergias citadas acima é recomendado realizar o exame cutâneo alérgico de leitura imediata, que pode ser realizado em consultórios. O exame é realizado na pele do paciente para identificar quais substâncias causam alergias.

Gostou desse conteúdo e gostaria de receber outros como esse? Cadastre-se no nosso site e receba nossas novidades.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado