Blog

Decisão Importante: Qual Será o Nome do Bebê?

nome-do-bebe

Uma verdadeira missão! A escolha do nome do bebê gera dúvidas, discussões, incerteza e muitas vezes até brigas na família, afinal é uma decisão que influenciará na vida inteira de uma pessoa. São muitas opções, combinações, nomes da moda, palpite dos parentes e muito mais. No post e hoje queremos ajudar você com dicas para esta decisão pelo nome certo. Vamos lá:

Dica #1 Converse com o seu parceiro
Fale sobre o assunto o quanto antes para que vocês consigam alinhar que tipo de caminho seguir, descobrindo nomes que agradam a ambos.

Dica #2 Faça uma lista
Tenha sempre papel e caneta, ou o aplicativo do celular à mão, para criar sua lista de nomes e ir acrescentando um nome interessante que você ouvir/ver ou quando quando tiver uma inspiração.

Dica #3 Qual é o significado?
O nome deve ter um significado, algo que remeta a algo bom para você. Ele também reflete o que você deseja para seu filho no futuro.

Dica #4 Como soa com o sobrenome?
Diga o nome em voz alta e pense sobre a sonoridade do nome completo. Repita a combinação diversas vezes para verificar o ritmo. Verifique também se há cacofonia: Silvano Silva, Fernando Fernandes… se ao ouvir você achar o som ruim, é melhor buscar outra alternativa.

Dica#5 Como se escreve?
Lembre-se que seu filho carregará o nome pela vida toda e precisará escrevê-lo. Logo, tome cuidado ao escolher nomes com uma grafia pouco usual, como acrescentar “y” no lugar do “i”, ou duplicar as consoantes “tt”.

Dica #6 O que as iniciais juntas, formam?
Note como ficam juntas as iniciais do nome, para evitar formar palavras ou expressões constrangedoras. Por exemplo, o nome Rodrigo Antonio Tarson Ortiz, forma a abreviatura RATO.

Dica #7 Como serão os apelidos?
Pense nos possíveis apelidos. Alguns nomes normalmente são chamados pelo apelido e não pelo nome inteiro, como Beatriz que vira Bia, Gabriela que vira Gabi, José que vira Zé… e por aí vai. Considere esta situação.

Dica #8 Nomes diferentes, da moda e de celebridades
Cuidado com nomes estranhos ou exóticos, pense nas brincadeiras e no possível bullying que seu filho pode sofrer devido ao nome diferente. Nomes da moda costumam voltar e essa questão não deve ser um fator determinante. Então não ache ruim escolher um nome que parece estar em desuso, logo ele pode voltar “às paradas de sucesso”. Dar o nome de seu ídolo ao seu filho é uma forma de homenagem, mas novamente, cuidado com os nomes que possam causar algum constrangimento ao seu filho.

Dica #9 Utilize a internet
A internet pode ser uma grande aliada na luta. Por exemplo, neste site há uma ferramenta completa sobre nomes de bebê, onde você pode descobrir o significado do nome, ver os nomes que estão na moda, as tendências de nome, montar uma lista de nomes, ver os nomes que outros pais deram aos seu filhos entre outras curiosidades. Se você está com dúvidas essa é uma boa dica.

Dica #10 Deixe se levar pela emoção do nascimento
Está quase na hora do bebê nascer e você ainda não decidiu pelo nome? A nossa última dica é: decida após o parto, quando as emoções e sensações do momento do nascimento estão à flor da pele. Sustente uma ideia formada anteriormente tendo como base as sensações do parto. Receba seu filho com todo o amor e pronuncie seu nome pela primeira vez!

Esperamos que essas dicas ajudem você nesta difícil e tão importante missão da escolha do nome do seu filhote. Fique de olho no nosso blog para saber mais novidades sobre o universo mamãe-bebê.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado