Blog

Diabete Gestacional Pode Prejudicar o Bebê?

diabete-gestacional-pode-prejudicar-o-bebe-interno
Você já ouvir falar sobre diabete gestacional? Como ela pode surgir e quais os sintomas apresenta? E se realmente pode afetar o bebê? Essas são questões importantes na vida de uma gestante. Vamos começar pelo primeiro passo: O que é diabete gestacional?

É uma condição caracterizada por hiperglicemia: quando a mulher fica com uma elevada quantidade de açúcar no sangue. Esse tipo de diabete geralmente desaparece após o parto, mas até então, alguns cuidados devem ser tomados com relação a isso. Os sintomas são quase nulos, mas em geral podem proporcionar aumento da fome, aumento da sede e visão turva. Muitos desses sintomas já são comuns pela gravidez, por isso é primordial manter os exames em dia.

Após a realização dos exames e a consulta com o médico, se diagnosticada com diabete gestacional, existe um tratamento e cuidados que devem ser tomados:
– Manter uma dieta balanceada: isso inclui frutas, legumes, verduras, grãos integrais e limita carboidratos altamente refinados como doces. É importante consultar um nutricionista ou endocrinologista para lhe ajudar na escolha desses alimentos com base no seu histórico de saúde.
– Fazer atividades físicas regularmente: ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
– Medicamentos são indicados para os casos mais graves e lembrando sempre que gestantes só devem tomar medicamentos receitados pelos médicos.

E sim, a diabete gestacional pode prejudicar o bebê. Esse excesso de açúcar acaba chegando até a criança e trazendo assim algumas complicações, como: doenças cardíacas, hipoglicemia após o nascimento, peso muito alto, risco de obesidade e síndrome de desconforto respiratório.

Esses riscos podem ser controlados se o tratamento for seguido corretamente. A diabete gestacional não tem uma prevenção específica, mas a melhor opção é manter um estilo de vida saudável: estar no peso ideal antes da gestação, se alimentar bem, praticar exercícios regularmente e fazer o pré-natal.

2 comentários

  • pedrelina gonçalves ferreira

    Minha glicose esta um pouco alterada, como fazer uma alimentaçao saudável pra recuperar rápido e não prejudicar meu bebê grávida de 8 meses e descobrir só agora. O que devo fazer pra melhorar.

    • Alice

      Bom Dia Pedrelina,

      O correto nesta situação é buscar por seu médico especialista, para que o mesmo possa assim verificar
      qual a melhor medida a ser tomada, mantendo desta forma os cuidados necessários no final de sua gestação!

      Abraços
      Equipe Quater

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado