Blog

Exercícios Físicos Durante A Gestação

Mãe,

Se você praticava alguma atividade física, ou tem muito interesse de iniciar com exercícios relacionados, e foi surpreendida com a espera de um novo integrante na família, não se desespere.
Ainda há possibilidade de praticar exercícios, trazendo melhor qualidade de vida para você e para seu bebê!

Especialistas recomendam a inclusão das atividades físicas em sua nova rotina, a partir do primeiro trimestre de gestação. Ressaltamos aqui a importância do acompanhamento médico, pois através do mesmo, ficará ciente dos seus limites – respeitando as diferenças particulares de gestação para gestação.

Tente manter uma temperatura equilibrada do seu corpo, durante o primeiro trimestre, evite elevar demais – até mesmo nas práticas das atividades físicas. Após o primeiro trimestre, é recomendado que elimine exercícios que você fique de pé por muito tempo, ou que sejam feitos no chão (de barriga para cima), pois podem reduzir o fluxo de sangue para o bebê.

São sempre recomendadas pelos médicos – Atividades de baixo impacto:
Caminhada – Para as futuras mamães que não têm costume de praticar exercícios físicos, fazer caminhada é um ótimo começo. Esse exercício é capaz de melhorar o aumento de fluxo sanguíneo para os músculos, condicionamento cardiovascular, controle do peso, manutenção do condicionamento físico, e ainda diminui o estresse…
O ideal é realizar a caminhada três vezes por semana, com 30 a 40 minutos de duração.
*Dica: Evite os períodos de sol forte. Recomenda-se os horários entre 6h e 10h da manhã, ou após as 16h da tarde.
É fundamental a hidratação, por isso mamãe, não esqueça de levar sempre uma “garrafinha” de água.

Segundo Ana Cristina Faria, Educadora Perinatal – São Paulo, a prática deixa a mamãe “segura e preparada para o parto”

image4

Imagem retirada do Pinterest

Yoga – O yoga é capaz de trabalhar o seu humano por inteiro, é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios para a gestação. Melhora a circulação sanguínea, amenizando o inchaço, dormência e varizes. Alivia e previne, prisão de ventre, dores nas costas, reduz a ansiedade e auxilia no fortalecimento da região pélvica.
Atua no nível físico energético, mental-emocional e espiritual.
Trabalho de 1995, publicado no livro Understanding and Teaching Optimal Foetal Positioning mostrou que a prática da yoga na gestação previne a má posição do feto para o nascimento. Em 2005 foi publicado um estudo mostrando que a prática da yoga na gestação favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros (Efficacy of yoga on pregnancy outcome). De fato, a prática trás inúmeros benefícios para a gestante praticante e para o bebê, pois melhora a respiração da mamãe, as posturas promovem a tranquilidade e também o bem-estar para ambos. Desde então, há um fortalecimento de vínculo entre mãe e filho.

 

image5

Imagem retirada do Pinterest

 

Hidroginástica – O contato com a água é estimulante e ao mesmo tempo relaxante. Exercício capaz de diminuir as diversas dores de origem musculoesquelética, pois através dessa prática, haverá o fortalecimento de músculos fracos e encurtados. Contribui para o aumento do gasto energético, auxilia no controle do peso corporal, evitando uma maior sobre carga articular em virtude de um peso excessivo. Tende aliviar a tensão dos músculos e a retenção hídrica durante a gravidez. O ideal é fazer hidroginástica de 2 a 3 vezes por semana com uma hora de duração.

 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gestantes que praticam hidroginástica suportam melhor a dor durante o trabalho de parto. A pesquisa sobre hidroginástica na gravidez acompanhou 78 grávidas divididas em dois grupos: um sedentário e o outro que se exercitava por meio de exercícios na água. Das que realizaram parto normal, 65% do grupo sedentário solicitou analgésicos contra apenas 27% do outro grupo.

image6-542x375

Imagem retirada do Pinterest

 

Pilates – O pilates ajuda a fortalecer a região pélvica, pois trabalha todo os músculos da pelves. Aumenta a flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, ajuda a melhorar a respiração e diminui o risco de incontinência urinária.
A recomendação é de duas a três vezes por semana com uma hora de duração.
Benefício Pós-parto: Facilita o retorno mais rápido do abdomên, diminuindo a flacidez, característica do período pós-parto.

 

 

 

Além das atividades físicas recomendadas, é importante que a mamãe tenha uma alimentação balanceada, formando um conjunto de práticas em prol do seu bem-estar e do bebê!

É recomendado ainda, que a mamãe verifique se o professor que realizará as atividades, tem experiência com gestantes. Pois isso facilitará todo processo de adaptação a essa nova rotina – deixando a mamãe ainda mais confiante.

Em alguns casos a gravidez não ocorre tão bem quanto o esperado, onde há vários riscos e fatores que envolvem diretamente a mamãe e o bebê. Por isso, caso você apresente algum fator de risco abaixo descrito, fique ainda mais atenta antes de iniciar ou proceder com alguma atividade física:

Tem alguma doença pré-existente
A hipertenção que é induzida pela gravidez
Hemorragia persistente no 2° e 3° trimestre
Pré-eclampsia e eclampsia
Retardo do crescimento fetal
Rotura prematura das membranas
Sabe que corre risco de um parto prematuro
Teve alguma ameaça de aborto espontâneo
Teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril
* Caso apresente algum problema de saúde, consulte o seu médico antes mesmo de realizar escolhas quanto ao início das atividades físicas, para manter segurança para si, e para o bebê.
Especialistas afirmam que praticar exercício físico é necessário. Na gestação, por exemplo, promove o tônus muscular, estabelece força e aumenta a resistência, o que preparará você para o esforço do parto. Ainda auxiliará seu corpo na volta a forma, depois do parto.
A atividade física durante gestação tende a diminuir desconfortos físicos, como fadiga, prisão de ventre, inchaço e dores nas costas, além de ajudar a manter seu sono em dia, pois você utilizará e distribuirá melhor suas energias.

Mamãe,

Se no decorrer dos exercícios, sentir tontura, falta de ar, sangramento vaginal, dificuldade para andar, sensação de desmaio, contrações… Interrompa imediatamente os exercícios e procure auxílio de um especialista.

Escute os sinais que seu corpo transmite, respeite seu limite.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado