Blog

Meu Filho Começou A Caminhar: Como Evitar Acidentes em Casa?

meu-filho-comecou-a-caminhar-como-evitar-acidentes-em-casa-interno
O bebê começa a dar os primeiros passinhos e a preocupação vem junto. É lindo ver essa fase de descoberta dos pequenos, mas devemos estar atentos aos novos desafios e riscos que ele vai encontrar pelo caminho. Mas como evitar acidentes em casa? Listamos algumas dicas que vão ajudar nesse processo.

Dica #01: Grades, telas e portões de proteção

As crianças ainda não tem a noção do perigo, então você deve tomar esses cuidados por eles – colocar grades e telas de proteção nas janelas e sacadas é uma das garantias de segurança. Um passo em falso e a escada pode se tornar uma grande vilã. Se sua casa ou apartamento possui escadas, a melhor opção é ter um portão na parte de baixo e na parte de cima da escada – isso é válido para crianças até os 6 anos. Vale lembrar que você precisa ensinar a criança aos poucos, se carregar ela sempre no colo, ela não vai se acostumar com a situação.

Dica #02: Eletricidade

A curiosidade é sem limites e é difícil a criança que não se sinta atraída por colocar os dedinhos na tomada – e precisamos estar preparados para quando isso acontecer, podemos prevenir a situação utilizando protetores de tomadas. E outra situação de risco, são os fios soltos pelo chão – se a criança tiver acesso a eles, ela pode levar um choque, tropeçar, ou até mesmo se enroscar. Então, a melhor opção é deixá-los fora de alcance.

Dica #03: Atenção redobrada

Deixe fora do alcance das crianças, tudo que possa ampliar os riscos de acidentes: guarde os produtos de limpeza em um local alto e seguro, isso também serve para os medicamentos e objetos pequenos. E enquanto estiver cozinhando tente deixar a criança longe da cozinha e mantenha as panelas com os cabos sempre virados para o lado de dentro do fogão.

Os bebês são curiosos natos e o instinto de explorador fica mais aguçado quando eles começam a caminhar. É natural que eles queiram conhecer todos os cantos da casa e tudo o que contém neles. Por isso, essas são dicas práticas e importantes para que seu filho possa continuar a ter novas experiências, mas sem correr o risco de se machucar.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado