Blog

O Frio Chegou: Previna-se Contra A Gripe Durante A Gravidez

o-frio-chegou-previna-se-contra-a-gripe-durante-a-gravidez-interno
O frio chegou e com ele os cuidados com a saúde durante a gestação devem ser redobrados – já que com a gravidez o sistema imunológico fica mais sensível a gripes e resfriados. E lembrando que os remédios antigripais não são recomendados nessa fase, por conter vasoconstritores que podem causar taquicardia e queda da pressão arterial, que pode interferir na quantidade de oxigênio que o bebê recebe. Por isso, nunca tome remédios sem consultar seu médico antes.

Prevenir continua sendo a melhor solução, para esse e para outros casos. Para a prevenção de gripes e resfriados é importante manter uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes que são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. Outra regrinha básica é a hidratação, beber muita água, sucos e chás que não contenham cafeína. Também é importante repousar, manter-se sempre descansada e com o sono em dia.

Outra forma segura de prevenir-se da gripe, é tomando vacina – que todos os anos o Ministério da Saúde promove a vacinação gratuita para o grupo de risco que inclui crianças e gestantes. A vacina é produzida a partir do vírus inativado, portanto é segura tanto para a gestante quanto para o bebê.

Existem alguns casos específicos que devem ser analisados pelos médicos antes da vacinação, como no caso da gestante ser alérgica a ovos. Pois a vacina contém pequenas quantidades de proteína derivada de ovo (albumina), em alguns casos ela pode desencadear uma reação alérgica. Assim, por segurança, recomenda-se que a gestante fique sob observação médica por pelo menos 30 minutos após tomar a vacina.

E lembramos que os remédios antigripais não são recomendados nessa fase, por conter vasoconstritores que podem causar taquicardia e queda da pressão arterial, que pode interferir na quantidade de oxigênio que o bebê recebe. Por isso, nunca tome remédios sem consultar seu médico antes!

O mais importante é tratar a gripe para que ela não evolua para uma infecção mais grave, como pneumonia, sinusite e faringite. A sua saúde e a saúde do bebê devem estar sempre em primeiro lugar, portanto, prevenir é o melhor caminho.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado