Blog

Qual É A Importância de Ler para seu Bebê?

qual-e-importancia-de-ler-para-seu-bebe-interno
Você já pensou em algo que pode entreter o seu bebê? Fazer com que ele descubra um novo mundo a cada dia? Fazer a imaginação dele mais fértil? Proporcionar a ele cultura, conhecimentos e valores? E, ainda por cima, criar momentos especiais entre você e seu filho? Pois bem, a resposta para todas essas perguntas é a leitura.

Criar o hábito de ler para o bebê é uma forma diferente de você oferecer, logo nos primeiros anos de vida da criança, vários benefícios que farão toda diferença para o adulto que ele se tornará mais tarde. Nas páginas coloridas ou preta e branca de um livro encontram-se formas de alfabetização, desenvolvimento neurológico, de idiomas e costumes diferentes, das riquezas que o mundo, muitas vezes, criados pela nossa imaginação, tem a oferecer.

A leitura para o bebê, não precisa começar apenas com o nascimento da criança, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais devem ler para o bebê mesmo com ele ainda na barriga. Sabe por quê? Veja a importância da leitura logo abaixo:

  • Aumenta a conexão entre pais e filhos: O fato de ler em voz alta já traz tranquilidade, amor e carinho para o bebê. Além disso, faz com que ele já identifique a voz que será seu porto seguro.
  • Faz o bebê se tornar um adulto mais inteligente: A leitura colabora com o desenvolvimento da linguagem e conexões cerebrais, fazendo-o ter mais senso crítico, além de facilidade na oratória, na aprendizagem de novos idiomas, matérias da escola, entre outros.
  • Colabora com a identificação de sentimentos: A importância da leitura é a oportunidade de fazer com que o bebê possa refletir, analisar e “conversar” sobre a história. Muitas vezes, essas histórias, podem ser vividas no dia a dia dele, assim que ele for crescendo. Por isso, a leitura ajuda também no reconhecimento e desenvolvimento dos mais diversos sentimentos como: amor, carinho, emoção, entre outros.
  • Ajuda no desenvolvimento cultural: A leitura possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e das mais diferentes culturas. É uma forma de enriquecimento cultural, intelectual e social.
  • Auxilia no desenvolvimento da fala: É nesse momento que, o bebê, ao ouvir você lendo a história para ele, vai reconhecendo os sons de cada uma das letras e como a junção delas formam palavras.

Gostou das dicas? Siga a Quater no Facebook e fique por dentro de nossos conteúdos e novidades!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado