Blog

A Melhor Posição para o Bebê Dormir É de Barriga para Cima

A melhor posição para o bebê dormir

Ao contrário do que muitas mães pensam – e apesar de muitos pediatras ainda resistirem a esta orientação -, a melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima. É o que recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que aponta um argumento bastante contundente – baseado em estudos nacionais e internacionais – para defender essa posição: seguir essa indicação reduz em até 70% o risco de morte súbita.

MSI

A Morte Súbita Infantil (MSI) é uma doença ainda com causa desconhecidas, mas sabe-se que alguns fatores de risco deixam as crianças de até um ano de idade mais suscetíveis, como:

– exposição a fumaça de cigarro após o nascimento e ao tabagismo materno durante a gestação
– bebê dormindo de bruços ou lateralmente
– nascimento prematuro ou baixo peso
– mães que consomem álcool e drogas durante a gravidez
– superaquecimento do bebê
– excesso de brinquedos, travesseiros e panos no berço no momento do sono

REFLUXO

É melhor engasgar do que sufocar. Essa é a definição dos especialistas para defender a posição de barriga para cima mesmo para crianças que sofrem com o refluxo. É possível que seu bebê se sinta mais confortável de barriga para baixo, mas existem outras medidas para controlar o refluxo que podem ser adotadas, sem abrir mão da orientação correta da melhor posição para dormir.

Uma boa ajuda é colocar o bebê de barriga para cima, com a cabeça mais alta em relação ao resto do corpo (inclinação de até 30º). De qualquer forma, busque informações, questione o pediatra do seu filho, mas tenha sempre em mente que o melhor é dormir de barriga para cima.

ORIENTAÇÃO MÉDICA

De acordo com a neuropediatra da SBP, Magda Nunes, apesar da orientação, grande parte dos pediatras ainda indica a posição lateral como a mais segura para o sono do bebê. “Alguns especialistas ainda resistem em mudar a orientação, apesar de estudos internacionais já terem mostrado que a morte súbita infantil (MSI) caiu em países onde as mães passaram a seguir a nova recomendação”.

Faça o melhor pelo seu filho e garanta noites de sono tranquilo a quem você tanto ama. Leia também nosso post ‘Como superar o fim da licença-maternidade’ e até breve!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado