Blog

Agosto Dourado: Mês Que Reforça A Importância do Aleitamento Materno

agosto-dourado-mes-que-reforca-a-importancia-do-aleitamento-materno-interno
A alimentação vale ouro! A partir deste ano (2017), agosto se torna o Agosto Dourado: Mês do aleitamento materno – 30 dias dedicados a ações que buscam conscientizar as mães, famílias e a sociedade da importância do leite materno nos primeiros anos da vida do bebê.

Amamentar, além de ser um gesto único, só traz benefícios para a mãe e para o bebê. O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir os riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além de contribuir para um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Como já citamos neste artigo de Mitos e Verdades sobre a Amamentação, o leite materno não é fraco, ele é rico em nutrientes e tem tudo que seu bebê precisa nos primeiros meses de vida – sendo indicado amamentar até a criança completar dois anos ou mais. E para as mulheres, o aleitamento ajuda a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário. Assim como, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal e diminui o risco de hemorragia pós parto e de anemia.

Outro gesto lindo que a amamentação proporciona é ajudar quem precisa. Algumas mulheres acabam produzindo um volume de leite muito maior que o necessário, isso possibilita que ela seja doadora em um Banco de Leite Humano. O leite doado, passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização e então é distribuído com a qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.

Se você tem interesse em participar dessa ação, é só acessar a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e lá vai encontrar todas as informações de como doar, de onde encontrar um posto de coleta e tudo o mais.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado