Blog

Berço No Quarto dos Pais: Vale Ou Não A Pena?

berço

Durante nove meses, as futuras mamães e futuros papais passam por um longo tempo de expectativas e sonhos sobre o sexo do bebê, como será cada detalhe do seu filho, o seu rostinho, cor do cabelo, entre outros. Toda essa espera proporciona momentos especiais e as dores e angústias, com certeza, serão recompensadas com o nascimento do bebê.

Por isso, logo após o nascimento, muitos pais não querem desgrudar nem um minuto do seu bebê, afinal, os cuidados são muitos e devem ser redobrados. Nos primeiros meses de vida do seu filho, alguns casais acabam optando por colocar o berço em seu quarto. E é aí que surge a pergunta: é aconselhável ou não colocar o berço no quarto dos pais?

Pensando em te ajudar nessa tarefa, a Quater separou os prós e contras de inserir o berço do bebê no quarto dos pais nos primeiros meses de vida do recém-nascido. Vamos conferir!

Prós do berço no quarto dos pais

Muitos estudos brasileiros e americanos de medicina apontam que o até o primeiro ano de vida do bebê é recomendado, sim, deixá-lo dormir no quarto dos pais, pois isso colabora em vários aspectos para o crescimento saudável da criança. Mas o indicado é sempre o bebê dormir no seu berço, pois ali está protegido pela segurança dos pais contra algum incidente. A seguir, você confere algumas das vantagens!

Comodidade

Entre as vantagens de colocar o berço no quarto dos pais está a facilidade em realizar algumas atividades que a maternidade e paternidade exigem como, por exemplo, a troca de fraldas e amamentação. Todo bebê costuma mamar de 3 em 3 horas, e a troca de fraldas é feita regularmente, não é mesmo? Com o berço no quarto dos pais, isso se torna muito mais prático e fácil, já que o bebê estará pertinho de você. Além disso, o berço no quarto dos pais é mais uma oportunidade de manter os cuidados necessários com o bebê.

Segurança

Todo cuidado deve ser redobrado logo nos primeiros meses de vida do bebê. Por isso, não podemos deixar de citar que algumas situações de risco podem acontecer com ele, principalmente quando está dormindo, em que o bebê fica mais suscetível à crises alérgica e asmática, engasgamento, entre outros. Nesse sentido, o berço compartilhado no quarto dos pais é mais uma maneira de evitar e proteger seu filho contra alguma dessas situações, já que vocês, papais, estarão atentos a todas as movimentações da criança.

Aumenta o vínculo afetivo dos pais com o bebê

É quase impossível desgrudar um minuto se quer do seu bebê, não é mesmo? Você, papai e mamãe, quer estar perto para cada descoberta nova da criança, cada olhar, cada movimento. Pois, então, mais uma das vantagens do berço na quarto dos pais faz com que os vínculos de amor, aconchego e carinho do bebê com os pais aumentem, transmitindo a segurança necessária que o bebê tanto precisa.

Contras de colocar o berço no quarto dos pais

Mas nem tudo é vantagem. Deixar o bebê dormir no quarto dos pais também tem alguns contras, tanto para o bebê quanto para os pais. Confira!

Demora para a criança criar independência

O berço no quarto dos pais também tem suas desvantagens. E entre as dúvidas mais frequentes dos pais é se isso irá afetar o desenvolvimento da autonomia e independência do bebê. E a resposta é sim. O berço compartilhado no quarto dos pais pode trazer ao bebê um apego maior com os pais, fazendo com que ele tenha mais dificuldade em lidar com algumas situações depois de alguns meses de vida, principalmente na transferência da criança para seu quarto.

Mais incômodo para os pais

Quando a criança percebe que você estará do lado dela o tempo, isso pode acabar virando uma incomodação. Isso porque o bebê vai criar uma tendência de te chamar a todo momento, de fazer birra com mais frequência, enfim, ele irá criar mais situações para chamar atenção e também ficará mais tempo prestando atenção nos pais. E, com certeza, se o seu bebê não tiver o costume de dormir bem à noite, colocá-lo no quarto do casal só tende a piorar a situação.

Colocar o berço do bebê no quarto dos pais é uma decisão que deve levar em conta várias considerações, sempre pensando no conforto e segurança da criança, no que é melhor para ele, principalmente nos primeiros anos de vida em que eles são tão frágeis e necessitam de cuidados redobrados, mas sem esquecer de que os pais também precisam de um momento de descanso só para eles.

Gostou das nossas dicas? Siga a Quater no Facebook e Instagram e confira todas as nossas novidades e fique por dentro de nossos conteúdos!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado