Blog

Como Manter seu Filho Motivado Na Escola

Quem nunca ouviu o filho reclamar da escola, não é mesmo?

As aulas não são divertidas, tem muita tarefa de casa, dentre muitas outras falas que ouvimos ao longo do tempo. Porém, a educação é um fator primordial para o desenvolvimento infantil, ela garante aos pequenos as informações necessárias para enfrentar desafios do dia a dia e garantir um futuro cheio de sucesso.

Nessas horas, é muito importante que os papais motivem, e incentivem, as crianças a irem a escola, estudarem, lerem e praticar a imaginação. Por isso, separamos algumas dicas do que vocês, papai e mamãe, podem fazer para ajuda-los a mate-los motivados nesse período escolar.

1 – Pequenas conquistas devem ser comemoradas

Você não precisa fazer atos muito luxuosos para comemorar as pequenas vitórias do dia a dia. Quando falamos isso, nos referimos que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença! Por exemplo, seu filho tirou nota boa na prova de geografia? Comemore esse pequeno evento com uma pequena recompensa, seja ela com um bolo de chocolate, um presente baratinho, dentre outras coisas. Eles se sentirão mais motivados para alcançar outros objetivos.

2 – A positividade afeta

Na escola o seu filho está propenso a cometer erros e acertos, não é um lugar que ele receberá uma séria de elogios, ou seja, vai ter dias que ele vai chegar muito chateado, querendo não voltar. Por isso, um papel muito importante dos pais nessas horas é permanecer positivo quando algo acontece.

Se você ficar desapontado com algum erro do seu filho, ele terá dificuldades em se manter motivado para as tarefas do dia a dia e, consequentemente, terá medo de errar! O ideal é que você se mantenha positivo, chamando ele para uma conversa e como a situação pode ser mudada no futuro. Busque sempre acolher o seu filho nessas horas.

3 – Aprender é importante

Com certeza vai haver algum dia que o seu filho chegará para você e perguntará por que ele precisa estudar determinado assunto, por que aquilo é importante e vai, sim, falar a famosa frase “eu não vou usar isso no futuro”. Nessas horas, você não deve ignora-lo e, muito menos, dar respostas curtas como “você precisa aprender porque é obrigado”.

Reservar um tempo do seu dia, e mostra-lo o quanto determinado assunto é importante é crucial para motiva-lo. Por exemplo, seu filho está reclamando que precisa ler um livro obrigatório, ou que a leitura é chata e demorada, você pode, nessas horas, sentar com ele e fazer a leitura de um capitulo ou, até mesmo, mostra-lo que a leitura está em todos os lugares e que, com certeza, aquele livro será muito importante.

4 – Pausas são extremamente necessárias

Assim como você, no trabalho, o seu filho precisa fazer umas pausas e relaxar. Não queira que ele fique horas e horas estudando, afinal, crianças merecem brincar e tirar um tempo para si. Forçar o estudo, em excesso, pode gerar frustrações futuras!

Faça um combinado, por exemplo, se ele fizer a tarefa de matemática e língua portuguesa, depois terá algumas horinhas para assistir tv, brincar, ou fazer qualquer outra coisa que ele deseja. Tratos feitos com a criança podem gerar grandes resultados!

5 – Tenha um espaço ideal para cada coisa

Um espaço de estudos bem projetados, com conforto, garante que ele tenha um melhor desempenho. Aqui na Quater, recomendamos que no quartinho, tenha somente o básico, como o armário, prateleira com livros, escrivaninha e a cama. Sem intervenções de brinquedos, pois é um ambiente de relaxamento e foco. Ou seja, depois que a criança estudar, ela vai para a sala brincar ou para o seu quartinho de brinquedos, e assim vai, conforme a adaptabilidade do lar.

Gostou? Essas são somente algumas dicas e maneiras que você pode auxiliar o seu filho a manter o foco e continuar motivado na escola. Sabemos que nem sempre ir até a escola é divertido, mas que é algo necessário na rotina do dia a dia. Fazer esses pequenos atos, podem refletir a longo prazo na vida deles!

 

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado