Blog

Mitos e Verdades: o Que o Bebê Sente Na Barriga da Mãe?

mitos-e-verdades-o-que-o-bebe-sente-na-barriga-da-mae-interno
Estar esperando um bebê é um dos momentos mais mágicos e especiais para uma mulher. Uma nova vida é gerada dentro do ventre, proporcionando um misto de novas emoções. Durante o ultrassom, é possível conferir como o bebê está, e em alguns casos, conseguir até mesmo visualizar o rostinho do bebê.

Mas o que o bebê sente na barriga da mãe? São muitos mitos relacionados à esse assunto, por isso, apresentamos neste texto as verdades sobre o que o bebê sente quando está dentro da barriga da mãe.

Coração da mãe

O embrião consegue ouvir o coração da mamãe a partir da 10ª semana de gestação. É por este motivo que muitos bebês, depois de nascer, ficam mais calmos quando colocados próximos ao coração. O som tranquiliza os bebês e faz lembrar do tempo que ainda estavam na barriga da mãe.

Emoções

Durante a gravidez, a mulher sente tudo com maior intensidade, sejam emoções boas ou ruins. Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

Sons externos

Entre a 18ª e 25ª semana, o aparelho auditivo do bebê está totalmente formado e como consequência disso, o bebê consegue ouvir o que está acontecendo do lado de fora da barriga, como vozes, ruídos e músicas. Por isso, é muito importante conversar com o bebê, como também colocar músicas perto da barriga. Após o nascimento o bebê se sentirá mais seguro e conseguirá distinguir facilmente a voz da mãe.

Funcionamento do corpo da mãe

Por mais incrível que pareça, o bebê consegue ouvir barulhos do funcionamento do corpo da mãe a partir da 33ª semana. O funcionamento do intestino, estômago e respiração ficam mais claros e fazem parte do ambiente do bebê.

Toques e movimentos

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

Agora que você já se informou um pouco mais sobre o que o bebê sente na barriga da mãe, aproveite para conferir nosso outro post “Decisão importante: Qual será o nome do bebê?”, aproveita e já conheça nossa coleção de móveis para bebê e infantil.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado