Blog

Qual A Maneira Correta de Fazer A Limpeza Bucal de seu Bebê

qual-maneira-correta-de-fazer-limpeza-bucal-de-seu-bebe-interno
Já listamos dicas sobre como cuidar da higiene do bebê, mas e sobre a saúde bucal? Qual a maneira correta de fazer a limpeza? Quando deve ser iniciada? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas, vem conferir!

Um fator muito importante para a saúde bucal do bebê é a amamentação, além de todos os benefícios que a amamentação traz para a criança – como já vimos no post sobre mitos e verdades sobre a amamentação. Durante esse processo, o bebê se acostuma a respirar pelo nariz e a utilizar a boca para morder, avançar e retrair a mandíbula, o que estimula o desenvolvimento correto muscular e esquelético da face, obtendo, assim, uma boa oclusão dentária.

Ao contrário do que muitos pensam, a higiene bucal do bebê deve ser iniciada antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos. Em cada idade da criança, tem um jeitinho certo de cuidar da limpeza bucal. Quando recém-nascido, ela pode ser feita com uma gaze ou uma fralda de algodão umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.

A partir do sexto mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, é indicado o uso de dedeira, que já é um treino para a escovação. A partir de um ano, o processo de escovação já pode ser iniciado, a escova de dente deve ser a infantil e o creme dental sem flúor, a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz cru.

E assim por diante, o processo de escovação deve se tornar um hábito na rotina da criança. Acostume-os desde bebê, a conhecer a textura da escova e os movimentos. Isso pode ser feito através de brincadeiras, na hora do banho ou criando um momento família onde todos escovam os dentes juntos.

Gostou dessas dicas? Siga nossas redes sociais e receba muito mais conteúdos como esse: Facebook e Instagram.

2 comentários

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado