Blog

Quarto Montessoriano Estimula A Autonomia e o Desenvolvimento das Crianças

quarto-montessoriano-2
Seja para quarto de menina ou quarto de menino, uma tendência que vem ganhando espaço e caindo no gosto da mães por todo o Brasil é a Linha Montessori. O chamado Quarto Montessoriano tem uma proposta bem clara: estimular o desenvolvimento da autonomia da criança, deixando móveis e objetos acessíveis e a altura dos olhos das crianças.

No lugar das camas altas e berços fechados por grades, móveis dos quais a criança pode descer e subir na hora que quiser, com brinquedos acessíveis. Uma dica importante é não deixar todos os brinquedos disponíveis de uma só vez, troque periodicamente – a cada uma semana, por exemplo – para que a criança não perca o interesse por explorar.

MAIS DICAS

Para que o método de educação desenvolvido pela italiana Maria Montessori no início do século 20 ganhe pleno sentido na estruturação do quarto, outros elementos podem ser agregados para contribuir com a ‘autoeducação’ dos pequenos, como:

– Barras nas paredes: você pode afixar barras em partes das paredes do quarto para estimular o apoio e acelerar o processo de aprender a ficar em pé e iniciar os primeiros passos.
– Espelhos: é importante que a criança se veja e se reconheça no ambiente. Para isso, se atente para formas seguras de instalar os espelhos no quarto, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança da criança.
– Tapete: importante para demarcar o espaço que a criança tem dedicado à brincadeiras.. Também atua como item de segurança, evitando escorregões e reduzindo o impacto de eventuais pequenas quedas.

Vale ressaltar sempre a importância da segurança em um Quarto Montessoriano, sendo necessário observar algumas práticas para evitar problemas como: proteger as tomadas, evitar móveis instáveis, com quinas agudas e que tragam elementos em vidro, e preferir o uso de fitas dupla face aos pregos na hora de fixar objetos.

MÓVEIS QUATER

Ficou interessada (o) e quer descobrir mais sobre o Quarto Montessoriano? A Quater conta com uma Linha Montessori (clique e conheça) completa para deixar o quarto do seu filho do jeitinho que você imagina, contribuindo ainda para o desenvolvimento das habilidades e da autonomia. Você pode também ir até um representante (encontre um lojista) próximo para conhecer de perto essa proposta.

Siga acompanhando nosso blog e até a próxima!

quarto-montessoriano-quater

Com informações de: Revista Casa e Jardim

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado