Blog

Veja Como Introduzir A Papinha Na Dieta do Bebê

Introduzindo a papinha do bebê

Seu pequeno vem se desenvolvendo e cresceu forte e saudável nos seis primeiros meses de vida se alimentando, exclusivamente, do leite materno. Primeira etapa cumprida com sucesso! Agora, o momento é de começar a introduzir a papinha na dieta do seu bebê e não faltam dicas importantes a serem dadas nesta nova etapa.

O blog da Quater – que sempre está ao seu lado, prezando pelo desenvolvimento saudável das crianças – vai sugerir nesse post algumas dicas bem importantes, tudo baseado nas práticas e indicações médicas recorrentes. Evidentemente, prevalece a indicação do pediatra, mas certamente não vai destoar muito dos pontos que vamos considerar aqui.

EVOLUA AOS POUCOS

Em geral, a primeira coisa que os bebês provam após a alimentação exclusiva à base de leite é o suquinho. Entre uma mamada e outra – no período da manhã – ofereça o tradicional suco de laranja-lima, eles normalmente adoram!

Três dias após introduzir essa rotina – do suco pela manhã -, comece também a oferecer a papinha de frutas, entre as mamadas da tarde. Banana, mamão e maçã, amassados com um garfo, são as indicações mais comuns.

Deixe o bebê ir se acostumando com essa nova rotina e após 7 dias passe a oferecer também a papinha salgada. Veja aqui algumas sugestões de receitas bastante nutritivas que seu filho vai adorar!

PROGRAMAÇÃO

Quando todas as etapas forem iniciadas é preciso manter a rotina. Horários específicos para cada alimento são essenciais para uma boa alimentação.

Em geral, ao longo do dia a dieta ficará da seguinte forma: Pela manhã a mamada, seguida, após duas ou três horas, do suco de laranja-lima. Para o almoço, papinha salgada, seguida de fruta amassada. Pela tarde, leite ou papa de frutas. No jantar, papinha salgada e fruta, novamente. Antes de dormir, o leite materno (ou de fórmula), volta em ação para fechar o dia.

Essa rotina, via de regra, se segue até o bebê completar um ano de vida. Ofereça uma alimentação saudável, introduza alimentos diversificados aos poucos e veja seu pequeno se desenvolver.

Para outras dicas leia também nosso post ‘6 mitos e verdades sobre o desenvolvimento dos bebês’. Até breve!

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado