Blog

Conheça As Principais Normas de Segurança para Berços


Na hora de escolher o berço ideal para o bebê uma das principais características buscadas pelos pais é o conforto, afinal, é nele que a criança passará a maior parte do tempo até seus primeiros anos de vida. Mas, aliada ao conforto outra característica importante faz toda a diferença na hora da compra: a segurança do berço.

Segurança na altura das grades do berço, segurança no tamanho ideal do berço, você sabe quais são as normas para essas perguntas? Pois bem, pensando em ajudar você nessa tarefa, a Quater preparou uma lista das principais normas de segurança para berços do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para berço dos bebês. Vale lembrar que, em 2016, algumas regras foram acrescentadas pelo Inmetro. Vamos a elas!

1) Grades: Antes de ser modificada a norma, a distância entre as grades era de 6,5 cm, depois das mudanças, agora ficou estabelecido que as grades devem ter um espaço de 6 cm entre uma e outra, assim diminui o risco do bebê colocar as mãos e pés entre os vãos das grades. Além disso, as grades, quando forem móveis, devem possuir um sistema de travamento.
2) Colchão: Quando o colchão não é parte integrante do berço, é preciso que nele exista uma marcação indicando a espessura que o colchão deve ter que, no caso, é de no máximo de 12 cm, além de sua densidade D18. Também, o vão entre a lateral do móvel e o colchão não pode ser maior que 2,5 cm. Assim, uma vez que o bebê esteja dentro do berço, não deve conseguir levantar o colchão ou a base dele.
3) Pintura: A pintura do berço deve ser feita a base de tinta atóxica, pois ela evita qualquer intoxicação no bebê. É inevitável que a criança, assim que os dentes começam a nascer, comecem a morder as laterais do berço, por isso o uso da tinta atóxica é essencial, já que ela não possui chumbo, diferentes de outras tintas comuns, que podem causar intoxicação e outros problemas aos bebês.
4) Bordas: Essa é uma das características que também mudou em 2016 com as novas normas. Hoje, as bordas e partes salientes do berço devem ser arredondadas ou chanfradas para evitar que o bebê se machuque.
5) Material de fabricação: Não existe uma regra específica para o material usado na fabricação dos berços. Há berços de madeira, modelos desmontáveis, de MDF, planejados, entre outros. O que você deve prestar atenção sempre é nas características de segurança para berços, sempre tendo como base as normas do Inmetro.
6) Montagem: O manual de instruções de montagem deve ser todo em português, outra regra que mudou em 2016. Além disso, conte com a ajuda de um montador especializado para que a montagem do berço não tenha problemas depois.

Gostou das nossas dicas? Os berços da Quater oferecem toda segurança exigida pelo Inmetro e por você. Entre em contato conosco e escolha o seu. Temos modelos para agradar todos os gostos.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado